Encorajamento

Leitura Bíblica: Filipenses 4.10-13

Tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (Fp 4.8).


Geralmente nós ouvimos falar muito sobre a importância do encorajamento, que devemos motivar as pessoas, elogiar e reconhecer o trabalho delas. Mas não é comum ouvir alguém dizer que devemos encorajar a nós mesmo. Que nós podemos fazer o papel de nosso próprio conselheiro. Nélio DaSilva escreveu um texto com o título Palavras encorajadoras. Sobre isso ele diz: “Imagine como seria bom ter alguém que lhe fornecesse um constante encorajamento. Quando você tem o hábito de se auto encorajar, isso é exatamente o que você pode ter. Portanto torne seus pensamentos positivos, edificantes e encorajadores. Quando você se surpreender com seu próprio negativismo, decida interromper esse comportamento destrutivo ali mesmo. Em vez disso, dê a si mesmo algumas palavras de encorajamento real e sincero e observe o quão mais energizado e eficaz você se sentirá”. 

O que dizemos a nós mesmos? Em nossas conversas internas, temos pensamentos que animam? Pensamentos positivos? Realmente isso ajuda muito. Mas, é claro, além de falar a nós mesmos também devemos criar o hábito de encorajar aos outros. “Durante cada momento do seu dia, você está constantemente pensando ou falando consigo mesmo ou com os outros. Cabe a você usar todo esse diálogo para mover você e seu mundo em uma positiva e vitoriosa direção” (Nélio).

O mundo está cheio de palavras desanimadoras. Que nós sejamos diferentes. Que as nossas palavras sejam carregadas de esperança. Nunca esquecendo que todo encorajamento vem de Deus. Se podemos dizer coisas boas aos outros é porque Deus trouxe alegria ao nosso coração. Se podemos pensar em algo positivo é porque nele temos satisfação. Deus, através de seu Espírito, nos traz sua paz. Somos salvos da morte e temos paz com Deus. Somos libertos do pecado e temos vida abundante. Com Cristo, somos as pessoas mais motivadas e motivadoras.  


Fale e pense no que faz bem. 

Comentários