Criando problemas

Leitura Bíblica: Provérbios 2.10-15


Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas (Pv 3.6).


Muitas vezes reclamamos das dificuldades que enfrentamos. Temos que lidar com vários sofrimentos, preocupações, frustrações e limitações. Realmente não é fácil viver em um mundo com tantas armadilhas e opressões. Mas sempre penso: Por que criar novas dificuldades? Já não bastam os problemas que temos? E se olharmos bem, muitos problemas que temos que lidar foram criados por nós mesmos. Quando não, quase todos os problemas, infelizmente, têm origem em atitudes e decisões erradas que tomamos. “A vida mais poderosa é aquela de maior simplicidade. A vida mais poderosa é a vida que sabe para onde vai; onde está a fonte de força. E a vida mais poderosa é a vida livre de confusão, de precipitações, da confiança na mera casualidade” (Max Lucado). 

Como agimos diariamente? Nos ocupamos de coisas boas, que agradam a Deus ou buscamos coisas que só irão nos criar novos problemas? Devemos viver uma vida simples e fugir de confusões. Precisamos trabalhar mais para o bem. Precisamos nos afastar de conflitos, de lutas por interesse próprio. Precisamos agir com moderação, aprendendo a conviver com as pessoas. A vida é melhor quando, no lugar de decisões atabalhoadas, aprendemos a confiar a Deus o nosso caminho, quando sabemos esperar e com paciência buscamos agir conforme a vontade de Deus. 

É possível viver melhor e ter dias repletos de paz. É possível viver de forma tranquila, com mais sabedoria. Se buscarmos, Deus nos dará sabedoria para tomarmos as melhores decisões. “Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão e o livrarão de fazer o mal” (Pv 2.10-12 - NTLH). No lugar de conflitos e tristezas podemos ter uma vida de alegria, paz e prazer. No lugar de sofrermos as consequências de decisões e pensamentos ruins, teremos a proteção gerada por ações de entendimento e sabedoria. 


Atitudes sábias criam soluções. 

Comentários