A ocasião faz o ladrão

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 10.12-13


E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal (Mt 6.13).


Você já deve ter ouvido este ditado popular. Se pensarmos nesta frase no sentido literal, veremos que ela não é correta. Machado de Assis disse: “Não é a ocasião que faz o ladrão, o provérbio está errado. A forma exata deve ser esta: A ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito”. Nesta mesma linha de pensamento, Mário Cortella falou: “A ocasião faz o ladrão só quando há uma decisão por ser ladrão; não é a ocasião, mas o possível ladrão que decide. Portanto, a decisão continua a ser determinada pelo indivíduo e não pela circunstância”.

A ocasião nem sempre faz o ladrão, mas às vezes o revela. Isso vai depender da ética e da moral de cada pessoa. A palavra ética vem da palavra grega Ethos que significa aquilo que nos dá identidade. Se nossa identidade está moldada em Cristo, somos fortalecidos em qualquer ocasião. A ocasião pode ser uma tentação para roubar, adulterar, brigar, mas não será o fator determinante para nos forçar a isso. 

A ocasião pode então revelar o “ladrão” ou o cristão. Diante da tentação, podemos tanto cair como lutar e vencer. “A ocasião não faz apenas o ladrão, mas também grande homens” (Georg Lichtenberg). “O segredo do êxito na vida de um homem está em preparar-se para aproveitar a ocasião, quando ela se apresenta” (Benjamin Disraeli).

Nossa reação às circunstâncias prova quem realmente somos. Quem está em Cristo é nova criatura. Nele encontramos força para fugir das ocasiões de tentações. Isso não quer dizer que nunca vamos pecar. Todos nós corremos o risco de agir por impulso diante das tentações mais fortes. Por isso precisamos estar sempre alertas. Não devemos dar ocasião à carne. “Não useis da liberdade para dar ocasião à carne” (Gl 5.13b). Enquanto o ímpio procura a ocasião para pecar, o cristão procura se afastar da ocasião que o tenta ao pecado. “Guarda-te da ocasião, e Deus te guardará do pecado” (Benjamin Franklin). 


A ocasião revela o cristão.

Comentários