O chamado

Leitura Bíblica: Jeremias 1.4-10


Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6.8).


Jeremias descreve o seu chamado dizendo: “A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações” (Jr 1.4-5). Que privilégio ouvir de Deus palavras tão acolhedoras. “Eu te conheci… te consagrei… te constitui…” Que resposta alguém poderia dar depois de ser chamado de forma tão especial? Infelizmente, Jeremias respondeu mal. Ele disse: “Ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança” (Jr 1.6). Jeremias arrumou uma desculpa até aparentemente compreensível. Mas quando queremos nos esquivar de algo, sempre encontraremos uma boa desculpa.

Como temos respondido ao chamado de Deus? Seja para realizar um ministério importante ou até mesmo para realizar as tarefas diárias mais comuns. Também estamos elaborando criativas desculpas ou nos dispondo a servir e obedecer a Deus? Charles R. Swindoll disse: “O segredo de conhecer a vontade de Deus está em que devemos estar acima de quaisquer desculpas e racionalizações. O sucesso que se segue à vontade Deus está em Deus, não em você. Isso tira todo o peso e o esforço da questão”. 

Quando Deus chamou Jeremias, não o chamou porque ele era o mais capacitado para sua missão. Deus sabia muito bem que ele era muito jovem, que tinha limitações. Jeremias seria um instrumento nas mãos de Deus. Se somos parte do plano de Deus, se fomos chamados, ele irá nos capacitar. Como diz a antiga e conhecida frase: “Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados”. 

Somos amparados por Deus para cumprir nossa missão. Deus disse a Jeremias: “Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR” (Jr 1.7-8).


Tu irás e falarás porque eu sou contigo. 

Comentários