Espera pelo Senhor

Leitura Bíblica: Salmo 130


Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo (2Co 4.6).


No Salmo 130 vemos um clamor de desespero. É um clamor de quem sente o peso e a culpa pelo pecado. É um pedido de perdão a Deus, o único que pode nos perdoar. O salmista diz: “Contigo, porém, está o perdão” (v.4). A certeza que ele tem de que Deus pode perdoá-lo, o faz aguardar ansiosamente. O sentido aqui não é de preocupação, mas de expectativa, de uma espera alegre. Como os guardas sabem que virá o romper da manhã, ele sabe que a luz virá sobre as trevas do pecado em sua vida. Ele sabe que Deus é fiel em perdoar aqueles que se arrependem de seus pecados. “Ele é quem redime a Israel de todas as suas iniquidades” (v.8). Quem resgata da culpa, da punição, tristeza e da morte. 

“Cristão! Não descanses até conhecer o brilho pleno e contínuo de Deus em teu coração. Para isso, humilha-te sempre que algum movimento desse brilho mostrar-te um mal não vencido ou, talvez, invencível. Simplesmente traze-o à luz: deixa que a luz brilhe sobre ele, expulsando-o. Espera pelo Senhor, mais do que os vigias esperam pela manhã, pois ‘a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito’. Conta com o fato de que Deus deseja encher-te com a luz da sua glória; espera por ele, mais do que os vigias esperam pela manhã. Espera, pois, no Senhor”’ (Andrew Murray). 

Que nossas palavras possam ser iguais as do verso 5: “Aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra”. Que nossa alma anseie pela presença do Senhor. Como diz o comentário da Bíblia Tradição Reformada: “Aflição e culpa podem, de fato, abater as pessoas, mas mesmo nas piores profundezas os pecadores não devem se entregar ao deses­pero. Eles devem orar com grande seriedade ao único que pode redimi-los. O grande meio pelo qual Deus salva o pecador culpado é a redenção em Jesus”. Cristo morreu em nosso lugar. Satisfez a justiça de Deus. Ele é o nosso mediador. 


Jesus transforma nossas trevas em luz.

Comentários