Deus presente no sofrimento

Leitura Bíblica: Provérbios 10.27-30


E conduziu com alegria o seu povo e, com jubiloso canto, os seus escolhidos (Sl 105.43).


Deus nunca nos abandona. É certo que nas horas que mais precisamos podemos contar com ele. Deus é o único que nunca nos deixa. Saber disto é muito importante. É confortante saber que não estamos sozinhos e nunca seremos desamparados. Mas por que sofremos? “Vejo o sofrimento como uma das maneiras pelas quais Deus atrai nossa atenção”. De fato, C. S. Lewis disse: “Deus sussurra para nós em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossa dor: ela é seu megafone para despertar um mundo surdo” (Elizabeth Elliot). É no sofrimento que notamos mais a presença de Deus. Que conversamos com ele. Que exercitamos e fortalecemos a nossa fé. Quem se afasta de Deus na hora da dor talvez nunca esteve com ele realmente. 

Deus nos proporciona alegria sempre. Outra questão muito importante é que o sofrimento não pode ser para o cristão sinônimo de desespero. Sofrer traz tristeza, medo e desânimo. Isso é natural. Mas a presença de Deus e a segurança de sua direção promovem paz, mesmo em meio ao sofrimento. Até a alegria pode ser desfrutada no sofrimento. Uma alegria pura, muitas vezes, mais intensa do que a alegria do riso fácil. “Janet Erskine Stuart disse: ‘Alegria não é ausência de sofrimento, mas a presença de Deus’. Foi isso que o salmista descobriu no vale da sombra da morte. Você se lembra, ele disse: Não temerei mal algum. Ora, o sal­mista não era ingênuo o bastante para dizer: eu não temerei mal algum, pois não existe mal algum. Existe, sim. Vivemos num mundo mau, despedaçado, deturpado, caído, distorcido. O que ele disse? Não temerei mal algum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (Elizabeth Elliot).

Com Deus, vencemos o medo, na sua presença temos direção e também alegria. Conseguimos aproveitar o dia, viver, prosseguir, mesmo em meio aos temporais da vida. Deus está presente e ele nos ama. Deus cuida de nós. À sombra de suas asas encontramos segurança. 


O caminho do Senhor é seguro. 

Comentários