Contentamento financeiro

Leitura Bíblica: 1 Timóteo 6.6-10


Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores (1Tm 6.10). 


Devemos buscar viver com contentamento. “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento” (1Tm 6.6). Precisamos aprender a viver de maneira mais simples. Olhamos para o mundo de hoje e parece impossível viver com simplicidade. Muitos buscam um estilo de vida luxuoso. As pessoas gastam o que não têm para impressionar quem não conhecem. Existe um apelo muito forte ao consumismo. Mas podemos sim viver uma vida mais simples. “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (1Tm 6.8). Viver em simplicidade é bom e possível. 

“Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei”. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” (Hb 13.5-6). John Piper, comenta este texto dizendo: “Não importa em que direção o mercado está andando, Deus é sempre melhor do que o ouro. Por isso, com a ajuda de Deus podemos e devemos estar contentes com o suprimento das necessidades mais simples da vida. Podemos estar contentes na simplicidade porque os prazeres mais profundos e satisfatórios que Deus nos dá pela criação são dádivas gratuitas da natureza e de relacionamentos amorosos com pessoas”. 

Não devemos amar o luxo e viver em buscas dos tesouros perecíveis deste mundo. Devemos busca os tesouros do Senhor. “Que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida” (1Tm 6.19). Foi o mesmo que disse Jesus em Mateus 6.19-21: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.


Vivamos na paz do contentamento. 

Comentários