Buscando transcender

Leitura Bíblica: Romanos 8.18-25

Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração (At 17.28).

Paul David Tripp, em seu livro, Em busca de algo maior, começa dizendo: “O ponto principal: você foi criado para ser parte de algo grandioso”. Ele afirma: “Há entretecido dentro de cada um de nós um desejo de algo mais – um desejo de fazer parte de algo maior – mais grandioso, mais profundo do que a nossa existência do dia a dia relativamente insignificante”. 

Isso é o que podemos definir como o desejo de transcender. Definindo transcendência como o estado de estar além, fora de nossos limites humanos normais. “Este desejo de transcendência é de todos nós, porque Deus o colocou ali. Ele nos fez para viver além de nós mesmos. Nós não fomos feitos para ficar plenamente satisfeitos apenas com a nossa própria sobrevivência e prazer. Deus determinou que as fronteiras da nossa visão fossem muito, muito maiores do que os limites de nossas vidas. Nós fomos feitos para ver mais do que nossos olhos físicos podem enxergar, e é essa visão maior que deveria nos comprometer, excitar, conectar e satisfazer” (Tripp).

Deus nos criou para sermos perfeitos, para vivermos eternamente. Antes do pecado a vida era outra. Hoje somos limitados, nossa vida é apenas uma fração muito pequena da sua plenitude. Por isso, nossa busca em transcender deve ser constante. Por mais que nosso corpo anuncie um limite de dias, Deus colocou em nosso coração a eternidade. Mesmo que este mundo esteja vivendo em falência, nossa expectativa como filhos de Deus aguarda o resgate, a redenção da corrupção.  

Nós fomos criados para transcender, viver além do que se vê, sonhar com tesouros maiores do que os da terra. Para isso ser possível, o Espírito Santos nos assiste em nossa fraqueza, ele intercede por nós. E por mais que os acontecimentos pareçam dizer o contrário, “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28).


Vivamos no Espírito.

Comentários