Beba do Espírito

Leitura Bíblica: Efésios 5.18-21

Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz (Rm 8.6).


A Bíblia diz que devemos nos encher do Espírito Santo: “Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18). A Palavra nos enche do Espírito. O ouvir a Palavra produz fé. “Quanto mais da Palavra de Deus você conhece e ama, mais do Espírito de Deus você experimentará. Em vez de beber vinho, devemos beber o Espírito. Quais são as coisas do Espírito? Quando Paulo disse em l Coríntios 2.14: ‘O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus’, ele estava se referindo a seus próprios ensinos inspirados pelo Espírito (2.13). Por isso, antes de tudo, os ensinos da Bíblia são as coisas do Espírito. Bebemos o Espírito ao voltarmos nossa mente para as coisas do Espírito, especificamente a Palavra de Deus” (John Piper). 

Que o Espírito Santo controle a nossa mente. Que busquemos o encher do Espírito através do estudo da Bíblia. Tenhamos cuidado. Não fiquemos distraídos, buscando a embriaguez deste mundo. “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito” (Rm 5.8). Somente desta forma teremos uma vida equilibrada e feliz. 

Somente através da Palavra fortalecemos nossa fé e temos vida com Deus. Assim, experimentamos uma viva esperança. “Fé é a certeza de coisas que se esperam” (Hb 11.1). Sem essa esperança no futuro, ficamos desanimados e deprimidos. A esperança é essencial à vida. E como Paulo também disse, esta esperança vem da Palavra de Deus. “Tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15.4). “Toda a Bíblia tem este alvo e este poder: criar esperança no coração do povo de Deus. E quando a esperança é abundante, o coração está cheio de alegria” (John Piper).


Deus concede o Espírito pelo ouvir da fé.

Comentários