Esforça-te

Leitura Bíblica: Filipenses 1.27-30


Sofre dores e esforça-te, ó filha de Sião, como a que está para dar à luz (Mq 4.10).


Conta-se que havia nos Andes duas tribos em guerra. Uma vivia na parte baixa; a outra, na parte alta das montanhas. Um dia, a parte baixa foi invadida pelos povos do alto, que, além de saquearem os inimigos, raptaram um bebê e o levaram para as montanhas. Os povos da parte baixa não sabiam como chegar ao alto, tentaram diferentes métodos de escalada. Primeiro um caminho, depois outro. Após vários dias de esforços, não tinham subido nem quinhentos metros. Sentindo-se impotentes e sem esperança, os homens da parte baixa consideraram a causa perdida e se prepararam para voltar para sua cidade. Enquanto arrumavam o equipamento para a descida, viram a mãe do bebê andando na direção deles. Perceberam que ela estava descendo a montanha que eles não tinham conseguido subir. E então descobriram que o bebê estava amarrado às costas da mulher. Como era possível? Um dos homens a saudou, dizendo: “Nós não tivemos êxito em subir a montanha. Como você chegou ao alto se nós, os homens mais fortes e capazes da cidade, não conseguimos?” Ela encolheu os ombros e respondeu: “É que não era o filho de vocês que estava lá”.

Esta história ilustra bem a diferença entre estar ou não motivado para realizar algo importante. Quando há motivação, não medimos esforços, lutamos incessantemente e nos comprometemos. Sem motivação, fazemos o que “podemos”, desistimos diante dos primeiros empecilhos.    

O quanto estamos motivados a servir a Deus, trabalhar na sua obra, ler e anunciar a sua Palavra? Participar das atividades de uma comunidade cristã? O quanto estamos motivados em nossas responsabilidades no trabalho, nos estudos? A vida é um presente de Deus. Viver bem, ter gratidão e cumprir nossas obrigações são privilégios especiais que Deus nos dá. Conseguimos subir a montanha, tudo fazemos com alegria e motivação, pois sabemos que o nosso Deus estará lá no alto para nos receber. 


Vivamos com firmeza.

Comentários