Enquanto a dor não passa

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 12.7-10

Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam (Sl 63.3).

Temos na vida muitos momentos felizes. Momentos em que a alegria parece ter chegado ao seu clímax. Algumas vezes sentimos que Deus está bem perto e nosso coração se enche de gratidão pela presença e auxílio do Senhor. Mas em outros momentos, as dificuldades parecem ser maiores que as facilidades, as dores mais fortes do que a alegria. Mesmo assim nos mantemos firmes, nossa esperança se fortalece. Embora passando por situações difíceis e temores inimagináveis, encontramos força.
É momento de experimentar a realidade de que quando estamos fracos é que somos fortes. Tempo de ouvir Deus dizendo: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12.9a). E dizer como Paulo: “De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo” (2Co 12.9b). Paulo pediu por livramento, mas Deus o fez esperar. Paulo entendeu que aquele sofrimento era para que ele pudesse permanecer humilde. As dificuldades que enfrentava eram para sua disciplina e crescimento espiritual.
Algo parecido aconteceu na vida do profeta Habacuque. Quando ele pediu a Deus livramento, Deus lhe mostrou que um inimigo mais forte ainda iria se levantar contra ele. Ele então percebeu que sua alegria seria completa independente das circunstâncias. Ele disse: Todavia eu me alegro no Senhor. Sem plantação, sem gado, eu exulto em Deus. Mesmo assim darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador (Hc 3.17-18a).  Enquanto a dor não passa, eu ainda assim me alegro em Deus. O Senhor é a minha força, ele firma os meus passos. O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos. Ele nos leva para as montanhas seguras (Hc 3.18-19). Somos chamados a viver pelo crer e não pelo ver: “O justo viverá pela fé” (Hc 2.4). Embora as circunstâncias sofram mudança, Deus continua o mesmo.

Quando sou fraco, é que sou forte.

Comentários