Disciplina

Leitura Bíblica: Filipenses 2.12-15

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mt 5.16).

Olavo Bilac conta que um menino chegou em casa chorando e disse para a sua mãe: Os outros alunos no colégio têm mais brilho do que eu, tiveram mais prêmios e medalhas do que eu. A mãe respondeu: Mas por que não trabalhas? Ela chamou atenção do menino. Disse que ele deveria ser mais disciplinado, dedicar-se mais ao estudo e deixar de ser ocioso. Por fim, ela perguntou: Preferes os prazeres do que os estudos?
Os melhores prêmios se conquistam com disciplina e trabalho. Como alguém pode ser o melhor aluno da classe sem estudar? O caso de Demóstenes, também ilustra bem este tema. Conta-se que ele tinha grande ambição de se tornar orador, mas tinha limitações naturais da fala. Sua pronúncia gaguejante foi superada e tornou-se mais distinta, porque ele treinou falar com pedras na boca. Ele também usou outra estratégia no treinamento da voz, declamando versos e fazendo discursos quando estava quase sem fôlego, correndo ou subindo montanhas. A ideia dele era que aumentando o problema que desejava superar, poderia desenvolver o poder necessário para vencer a sua dificuldade inicial.
Da mesma forma que para ser um bom aluno é preciso ter disciplina, em todas as demais áreas da vida, também devemos ser diligentes. Devemos principalmente cuidar de nossa vida espiritual - “Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Fp 2.12). Paulo deixa claro que o crescimento espiritual não é algo alcançado apenas com esforço pessoal. É Deus quem efetua, quem move o nosso sentir e o nosso agir na direção da sua vontade. Deus faz isso na vida de seus filhos, nos que depois de chamados, o seguem e continuam trabalhando, crescendo em santidade.
O conselho de Paulo aos filipenses é parecido com o da mãe do menino que não queria estudar. Esforça-te, trabalhe, não se queixe, faça a sua parte. Cresça e se destaque, brilhe em um mundo de pessoas que estão distante de Deus.

Continue a obedecer à verdade.

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.