A busca

Leitura Bíblica: Mateus 7.7-12


Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro (Pv 22.1). 


Um discípulo e seu guru estavam sentados à sombra de uma figueira. O mestre perguntou ao discípulo: - O que o perturba, meu filho? - Ainda bem que perguntas, ó mestre. Sinto que é chegado o momento de eu partir a procura de minha alma gêmea, aquela que haverá de ser minha parceira perfeita, a mais linda mulher do Universo. O mestre disse: - Assim seja, meu filho, mas lembra-te: quando tua busca terminar, volte aqui com ela. - Sem dúvida, mestre. Decerto será assim. Muitos anos depois, o discípulo regressou ao mestre, sozinho e desanimado. Quando se encontraram, o mestre o acolheu calorosamente e perguntou-lhe sobre a sua busca: - Encontraste aquela que procuravas? - Sim, querido mestre, encontrei. Encontrei aquela com quem sonhava. Era na verdade uma perfeição de sonho, era a mulher perfeita… - Bem, filho, onde está ela? - Ah, mestre, que tristeza! Ela estava a procura do homem perfeito!!!

Confesso que fiquei com pena deste jovem que foi desprezado por um grande amor. A lição que tiro desta história é que temos que tomar cuidado com o que buscamos. Muitos estão a procura da mulher perfeita, do marido perfeito, do trabalho perfeito, da igreja perfeita, etc. Gastam muito tempo de suas vidas em uma busca do irreal. Não quero dizer com isso que devemos nos contentar com qualquer coisa. Devemos buscar o melhor, mas o critério para se escolher o que é melhor não pode ser a perfeição. 

Também vejo nesta história que a grande preocupação do jovem estava em olhar para as características da mulher. Nem por um momento ele olhou para si mesmo. É muito comum analisarmos o outro, exigir dos outros, sem ao menos notar que o mais importante é cumprir o nosso compromisso. Eu devo ser o marido melhor, o melhor membro de minha igreja, o melhor funcionário. Quanto melhor eu for, melhor também será o lugar que estou e as pessoas com quem eu convivo.  


Busque ser perfeito. 


Comentários