Alimento para a vida

Leitura Bíblica: Salmo 19.8-11


Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Mt 4.4).


A Bíblia é o verdadeiro alimento para a vida. O alimento que alegra nosso coração, pois alimenta não apenas fisicamente, mas vivifica nossa alma. Se queremos viver com alegria precisamos nos alimentar da palavra de Deus. Veja o depoimento de George Mueller: “Digo com toda clareza possível que o maior e principal assunto com que eu deveria ocupar-me todos os dias era ter minha alma feliz no Senhor. Eu vi que a coisa mais importante que tinha a fazer era dedicar-me à leitura da Palavra de Deus e meditar nela”.

Todos sabemos que a alegria não é um ingrediente sempre presente em nossa vida. Mesmo sendo cristãos, passamos por dúvidas, tristezas, decepções e preocupações. Maior alegria tem aquele que constantemente busca ler, estudar e meditar na Bíblia. A busca da alegria está no envolvimento com a Palavra de Deus. “Preservar nossa alegria em Deus exige esforço. É uma luta. Nosso adversário, o diabo, anda em derredor como um leão que ruge, e tem um apetite insaciável para destruir uma coisa: a alegria da fé. Mas o Espírito Santo nos deu uma espada chamada de Palavra de Deus, para a defesa da nossa alegria (Ef 6.7)” (John Piper). 

Podem até faltar outras coisas, mas quando estamos bem alimentados pela Palavra, quando nos relacionamos com o Senhor, temos alegria e paz na vida. Moisés disse em Deuteronômio 32.46-47a: “Aplicai o coração a todas as palavras que, hoje, testifico entre vós, para que ordeneis a vossos filhos que cuidem de cumprir todas as palavras desta lei. Porque esta palavra não é para vós outros coisa vã; antes, é a vossa vida”. Devemos dar à Bíblia seu devido valor. Não devemos tratá-la como algo inútil, mas como a razão da nossa própria vida. Que a Palavra de Deus habite em nós, que a levemos em todo tempo em nosso coração e mente. “… a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno” (1Jo 2.14b).


A Bíblia não é coisa vã, é a nossa vida. 

Comentários