Quantos anos você têm?

Leitura Bíblica: Salmo 90.12-17

Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé (Gl 6.10).


Uma das curiosidades que temos sobre as pessoas é saber qual é a idade que elas têm. Mas nem sempre é fácil descobrir isso. As aparências enganam e não é muito elegante ficar perguntando ou tentando adivinhar a idade dos outros, principalmente dos mais idosos. Perguntaram, certa vez, ao velho Galileu Galilei (1564-1642), importantíssimo homem de ciências italiano: Quantos anos você tem? Ele respondeu: Oito ou talvez dez, em evidente contradição com a barba branca que trazia no rosto. Logo em seguida, ele explicou sua resposta: Tenho, na verdade, apenas os anos que me restam de vida, porque os já vividos não os tenho mais, do mesmo modo que também não tenho as moedas que já gastei. 

Charles Lamb disse que o dia de ano novo é o aniversário de todo homem. Quantos anos ainda teremos pela frente? Isso não sabemos, mas é certo que o passado não nos oferece mais oportunidade de agir. Neste ano que encerra, poucas coisas poderemos fazer. É no ano que vai iniciar, na vida que segue, que podemos depositar nossas esperanças. Os nossos dias, anos que virão são a nossa oportunidade. Os anos e dias que nos restam, somente estes é que temos. 

Independente de quantos anos você tem ou quantos anos você ainda terá pela frente, viva bem, faça o bem. Busca a orientação de Deus. Dedique-se em agir da melhor maneira possível, dedique-se à paz, à alegria, ao perdão e ao amor. 

Que possamos dizer a Deus as mesmas palavras do salmista: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio (Sl 90.12 - ARA). Devemos, como Galileu, valorizar o tempo que nos resta, contar e aproveitar os nossos dias. Não é sábio viver lamentando o tempo que já passou, o que deu errado. Devemos prosseguir, aproveitando as novas oportunidades que nos serão apresentadas e não vivendo apenas das conquistas do passado. 


Aproveite os seus dias. 

Comentários