Piedade aparente

Leitura Bíblica: Colossenses 2.6-7

Tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também (2Tm 3.5).

Acredito que quase todas as pessoas gostam da época do Natal. Até aqueles que falam que não. Estas, no fundo, apreciam muita coisa que acontece nestes dias. Pena que, quanto mais os anos passam, mais temos a impressão que esta época dura muito pouco. Passa tão rápido que, quando vemos, as decorações das lojas, casas e cidades já estão sendo desmontadas.

Li um texto que falava sobre isso. Comparando as árvores artificiais com as de verdade. Falando sobre pessoas que têm uma religiosidade apenas aparente no lugar de serem verdadeiras. “Pense nas enormes árvores de Natal que enfeitam lugares públicos. A atrativa decoração delas causa admiração. Contudo, toda a beleza que ostentam contrasta absolutamente com as coníferas das florestas mundiais: as primeiras são artificiais. Elas não têm raízes, nem vida, mas imitam perfeitamente as naturais. Quantas pessoas se parecem com tais árvores! Têm a aparência de piedade, parecem realmente viver uma vida justa e correta. Criados em meio a uma cultura cristianizada, essas pessoas frequentam as reuniões religiosas e apóiam as causas nobres, apesar de não terem qualquer relacionamento com Deus e de nem mesmo o conhecer” (Devocional Boa Semente).

Esta vida de aparência é perigosa. Ela se manifesta também quando alguém vive uma religiosidade de datas comemorativas. Se prepara para o Natal, para a Páscoa e outros momentos importantes. Mas quando passa aquele evento importante, desmonta sua religiosidade. Guarda a Bíblia na gaveta e joga fora as lembranças daquilo de que participou. Devemos viver em comunhão com Deus e com os irmãos. Mais do que uma aparência encantadora, é preciso um testemunho duradouro. Quem tem Jesus deve andar nele. Arraigado, edificado e confirmado na fé. Nosso viver como cristão não deve durar pouco, mas sim deve ser uma comunhão duradoura. 


Boa aparência vem da comunhão com Deus.

Comentários