Pense humildemente

Leitura Bíblica: Filipenses 2.3-8

O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra (Pv 15.33).


Os gregos empregavam a palavra humildade num contexto de serviço escravo. Hoje ainda encontramos atitudes em que a humildade fica de fora. Muitos a confundem com fraqueza. Travam embates, sempre com afirmações, posicionamentos que visam ressaltar a sua superioridade. 

Humildade deve ser gerada já no pensamento. Ninguém será humilde se não aprender a pensar de forma humilde. Paulo diz em Filipenses 2.3-4: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros”. Ele ensina que para ser humilde não devemos nos considerar superiores aos outros. Infelizmente, muitas vezes pensamos que somos melhores que os outros. Paulo também diz que nossas ações não devem visar favorecer somente a nós mesmos e nosso grupo. Pensamento egoísta, ação partidarista. Pensamento altruísta, ação de amor.  

O grande exemplo de humildade encontramos em Jesus. Paulo diz que devemos ter o mesmo sentimento e pensamento de Cristo. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2.5-8). 

Busquemos a humildade. Sem humildade não temos unidade. Podemos comprovar facilmente isso, basta lembrar como temos mais facilidade de conviver com pessoas humildes, pessoas que nos tratam com respeito. Gostamos imediatamente de quem nos dá atenção, a pessoa que tem tempo para nos ouvir. Já é muito mais difícil relacionar-se com uma pessoa que nos trata como inferiores. Pessoas que se acham melhores, mais importantes. Como ser amigo de alguém que te despreza. Vaidade afasta, destrói relacionamentos, a humildade aproxima as pessoas. “O orgulho fica espreitando por de trás de toda a discórdia, ao passo que o maior segredo individual da concórdia é a humildade” (John Stott). 

Sejamos gratos pelo que somos e temos. Vivamos em paz e humildade. É certo que o exercício da humildade nos prepara para uma vida de paz. 


Os últimos serão primeiros.

Comentários