Pela misericórdia

Leitura Bíblica: Efésios 2.4-10


Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal (Pv 16.6).


Não jogue o bebê fora junto com a água de banho. Talvez você já tenha ouvido falar nessa expressão. Sandro Magaldi conta que ela tem origem na Idade Média quando os banhos eram tomados em uma única tina. Cabia ao chefe da família tomar o primeiro banho com a água limpa e depois, sucessivamente e no mesmo local, os demais participantes, por faixa etária, iam se sucedendo em sua “higiene” pessoal. Os bebês eram os últimos da fila. Você deve imaginar como estava a água da tina nesse momento que, de tão suja, era possível “perder” um bebê dentro dela. Vem daí a expressão em inglês, “don’t throw the baby out with the bath water” que foi adotada pelo senso comum. Seu significado é que você não deve rejeitar uma coisa boa devido a contaminação ou sujeira que encontra no seu entorno.

É interessante como Deus nos amou e nos tirou da lama do pecado. O amor de Deus foi tão grande que ele não apenas separou uma coisa boa da sujeira, mas ele teve piedade de nós, mesmo quando pecadores. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). Grande é a alegria nos céus quando um pecador se arrepende (Lc 15.10). Grande deve ser nossa alegria porque Deus nos poupou, nos resgatou da morte e nos livrou deste mundo. 

Podemos crer na restauração de Deus. Por mais sujo que Deus nos encontre, ele pode transformar nossa vida. Devemos também crer na transformação de Deus na vida de nosso próximo. Da mesma forma que Deus nos transforma, ele pode dar nova vida a quem ele quiser independente do que tenha feito. A misericórdia de Deus se estende ao mais vil pecador. Deus joga fora a água suja e nos resgata. Deus nos livra do pecado, nos limpa, nos perdoa. Grande é o amor de Deus. 


Deus é rico em misericórdia.

Comentários