Mastros ao vento

Leitura Bíblica: Salmo 25.18-22

Das profundezas clamo a ti, Senhor (Sl 130.1).


É certo que a provação na vida do cristão não é para destruição e sim para seu fortalecimento. Achei muito interessante uma história que serve de exemplo para ilustrar este pensamento. Ela dizia que o processo utilizado no passado para o cultivo das árvores que se tornariam os mastros principais dos navios militares e mercantes era assim: os grandes construtores de navios se­lecionavam as árvores localizadas no topo das altas colinas para, provavelmente, virem a ser o mastro de um navio. Então, eles cortavam todas as árvores que as circundavam e que protegeriam da força do vento as árvores escolhidas. Com o passar dos anos, e com os fortes açoites dos ventos contra aquelas árvores, elas cresciam e se tornavam mais fortes ainda, até que, finalmente, estavam suficientemente firmes para serem o mastro de um navio. 

A provação nos fortalece, confirma nossa fé. Quando provados somos aprovados. A provação faz parte de nosso processo de santificação. “O fato de sermos provados nos capacita, não apenas para recebermos recompensa futura, mas também nos equipa para sermos usados por Deus agora” (Hernandes Dias Lopes). 

Não devemos viver negando a existência da provação. “A Bíblia nos ensina que o sofrimento faz parte da vida, assim como comer, respirar, ir e vir, o sofrimento, segundo o evangelho pode nos levar ao ser mais profundos do que somos, e não a viver na superficialidade de uma vida sem razão. A Bíblia nos ensina a responder ao sofrimento como realidade, não a negá-lo como ilusão, e nos leva a enfrentá-lo com fé, não a evitá-lo como terror. O sofrimento nos leva de forma saudável àquele que enfrentou e venceu, porém jamais do sofrimento fugiu” (Luiz Henrique). 

Quando os ventos fortes soprarem contrários, não devemos desanimar e sim, clamar a ajuda de Deus. Nos ventos fortes Deus nos fortalece. Como o mastro dos navios estaremos mais fortes para sermos usados como instrumentos de Deus dia após dia.


Uma pessoa madura é paciente nas provações.

Comentários