Egoísmo

 Leitura Bíblica: Tiago 3.13-18

Haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. (Rm 2.8).


Uma doença que afeta a todos nós chama-se egoísmo. A prioridade do desejo de se dar bem, de sentir prazer. Importar-se consigo mesmo mais do que com qualquer outro. O viver com pressa de satisfazer a própria vontade em detrimento da vontade dos outros e muitas vezes contrariando a vontade de Deus. Paulo chama o egoísmo de obra da carne, algo que devemos crucificar, sufocar e nos afastar. 

Começamos a abandonar este grande mal quando tomamos consciência do amor de Deus por nós. Um amor que foi capaz de enviar seu filho para morrer na cruz por nós, seu cuidado por tão grandes pecadores. Nos afastamos do egoísmo quando entendemos que o nosso fim principal é glorificar a Deus, quando passamos a buscar a Deus. Assim conseguimos ver que o maior prazer não está no que temos e recebemos e, sim, quando vivemos para servir a Deus e ao nosso próximo. Podemos dizer que estamos no caminho da cura do egoísmo quando nos preocupamos com as necessidades de nosso próximo. Quando nossa intenção de ajudar supera nossa vontade de ser ajudado, de servir do que de ser servido, de amar do que ser amado, de procurar o interesse dos outros mais do que o nosso.

Principalmente uma vida de piedade e humildade é conquistada no conhecimento de Deus. A compreensão das escrituras leva à piedade. A verdade de Deus nos torna úteis. A força do egoísmo se transforma em força de amor. Conhecendo a Deus, conhecemos a nós mesmos, nossa real necessidade e a necessidade de nosso próximo. 

Em nosso texto base, Tiago se expressa muito bem dizendo que quem é sábio deve demostrar seu entendimento por bom procedimento, mediante obras praticadas com humildade. Ele deixa claro que a sabedoria provinda do conhecimento de Deus produz uma vida de comunhão e amor ao próximo. Mas se caminhamos para uma vida de discórdia e egoísmo estamos dando lugar ao maligno. 


Vivamos a semear a paz. 

Comentários