Cuidando da aparência

Leitura Bíblica: Salmo 119.11-16

Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho (Tg 1.23).


Conta-se a história de um homem idoso, bastante míope, que tinha grande orgulho em atuar como crítico de arte. Um dia, ele visitou um museu com alguns amigos e, imediatamente, começou a fazer suas críticas sobre vários quadros. Parando diante de um quadro de corpo inteiro, começou a dar a sua opinião. Ele havia deixado seus óculos em casa e não podia ver a pintura com clareza. Com ar de superioridade, ele comen­tou: “A constituição física desse modelo está simplesmente em desacordo com a pintura. O sujeito (um homem) é bastante rústico e está miseravelmente vestido. De fato, ele é repulsivo, e foi um grande erro para o artista selecionar esse modelo de segunda classe para pintar o seu retrato”. O homem idoso foi seguindo em seu caminho, quando sua esposa o puxou para o lado e sussurrou em seu ouvido: “Querido, você estava se olhando no espelho”.

Nem todos gostam de espelho. Acredito que o motivo é que ele reflete nossa imagem e nem sempre gostamos do que vemos. Alguns dizem que o espelho os deixa mais gordo. Outros apenas olham rapidamente com medo de atentar aos detalhes. Na história do crítico de arte, o espelho revelou sua aparência, pena que ele não se identificou. 

Tiago compara a Palavra de Deus com um espelho. Da mesma forma que ao olhar para um espelho vemos detalhes de nossa aparência, quando estudamos a Bíblia conhecemos nosso pecado, nossos deveres, nossa aparência espiritual. Um espelho é muito útil e necessário. Devemos cuidar de nossa imagem. Não podemos sair de casa sem lavar o rosto, pentear o cabelo, arrumar a roupa. Mais necessário ainda é o espelho da Palavra. Devemos estudá-la, não apenas ler rapidamente. Devemos relacioná-la a nossa personalidade e não a outra pessoa ou objeto, como fez o crítico de arte. Somente o espelho da Palavra nos dará uma visão real de nossa vida. 


Com boa visão, olhe para a Palavra de Deus. 

Comentários