Quantidade ou qualidade?

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 3.9-15

O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más (Mt 12.35).


Estamos cada vez mais sem foco. Desempenhamos vários papéis, realizamos coisas totalmente diferentes. Na busca por fazer mais, estamos perdendo qualidade. “Dê mais valor à qualidade do que à quantidade. A perfeição não reside na quantidade, mas na qualidade. Tudo aquilo que é bom é pouco ou raro. Não se valoriza muito o que existe em abundância. Em vez de ser gigante e oco, vale mais ser pequeno e sólido. Alguns estimam os livros por seu tamanho, como se tivessem sido escritos para exercitar o braço, quando seu fim verdadeiro é fortalecer a inteligência. Apenas extensão ou volume nunca passaram de mediocridade, e é vício dos homens querer abarcar muito, que em verdade consiste em abarcar nada. A intensidade dá sabedoria, faz o homem admirável e de alto espírito” (Gracián). 

Interessante o que Baltasar Gracián disse. Devemos buscar mais qualidade, fazer as coisas com excelência. Mesmo que isso indique a necessidade de fazer muito menos. Para isso precisamos nos organizar de forma melhor. Temos que reservar uma parte do dia para o que é nosso projeto, nosso foco. Veremos que quando bem organizado, o tempo até chega a sobrar. Para fazer algo com qualidade precisamos persistir, um pouco de cada vez, sem desistir. Um bom trabalho pode durar anos para ficar pronto. “Alcançar excelência significa fazer renúncias, escutar e seguir conselhos, mas, sobretudo, estar consciente de que existe algo possível de ser melhorado e que podemos trabalhar para aperfeiçoá-lo” (Schwartz). 

Também é fundamental lembrarmos sempre que o mais importante não é o que nós fazemos, mas quem somos. Nossos princípios, nossa fé, nosso trato com as pessoas sempre deve estar no primeiro plano de nosso foco. “Qualquer um pode chegar à perfeição, mas a maior delas, a suprema, é ser uma boa pessoa” (Gracián). Viva na presença de Deus, viva com qualidade e trabalhe com excelência. 


Invista em sua maior qualidade. 

Comentários