Momento presente

Leitura Bíblica: Lucas 12.29-34

Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar (1Pe 5.10).


No livro o Evangelho Maltrapilho, Brennan Menning diz que devemos viver em fidelidade no momento presente, sem retroceder ao passado ou antecipar o futuro. Ele ilustra sua ideia com a seguinte história: Um monge estava sendo perseguido por um tigre feroz. Ele correu até a beirada de um despenhadeiro, olhou para trás e viu o tigre rugindo e pronto para dar o bote. O monge então notou uma corda que pendia da beira do precipício. Ele agarrou-a depressa e começou a descer a lateral do despenhadeiro agarrado na corda, para escapar das garras do tigre. Que alívio! Essa foi por pouco. Ele então olhou para baixo e enxergou uma imensa extensão de rochas pontiagudas aguardando 150 metros abaixo. Ele olhou para cima e viu o tigre a postos no alto do precipício com as garras à mostra. Nesse exato momento dois camundongos começaram a roer a corda. O que fazer? O monge viu um morango que se estendia ao alcance da sua mão da face do despenhadeiro. Ele colheu-o, comeu e exclamou: Que delícia; esse é o melhor morango que já comi na vida! 

“Se ele estivesse preocupado com as rochas abaixo (o futuro) ou com o tigre acima (o passado), teria perdido o morango que Deus estava lhe dando no momento presente. Crianças não se concentram nos tigres do passado ou nas pedras do futuro, mas apenas no morango que está aqui e agora” (Brennan).

Esta história, embora uma caricatura, ilustra muito bem, que não devemos viver ansiosos. Mesmo se o passado e o futuro imediato não sejam nossos melhores amigos, devemos desfrutar o momento em que estamos em paz. Por mais que nossa situação esteja difícil podemos crer que Deus providenciará uma solução. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6). 


Desfrute cada momento.

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.

Postagens mais visitadas

Mensagens Diárias 5

Bom é inimigo do ótimo

Egoísmo