Meu pastor

Leitura Bíblica: Salmo 23

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem (Sl 23.4).


A vida é cheia de lutas. Luz e sombras nos cercam a cada dia, somos atraídos para as trevas e para a luz. Graças a Deus temos a presença do bom pastor, que nos consola e nos tira do caminho das trevas e da sombra da morte.

O v.4 do Salmo 23 nos diz: “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte”. Ainda que eu esteja em trevas profundas, escuridão, perigo extremo e angústia, não temerei mal nenhum. 

O texto afirma nossa vitória sobre o mal, afirma que teremos paz em Deus, independentemente do que estamos passando ou do que virá pela frente. Quando penso no que pode ser a sombra da morte, entendo que significa tudo o que existe de mal neste mundo, tanto aquilo que tenta nos levar ao pecado ou qualquer acontecimento rotineiro como: o mal das lutas diárias, dos problemas financeiros, dos problemas familiares e dos problemas com enfermidade e morte.

O consolo vem das palavras “tu estás comigo”. Deus está conosco e nós devemos buscá-lo para termos esta proteção. Primeiro precisamos encarar a realidade da vida. A vida não é fácil pra ninguém. A angústia, a tristeza, o medo, os perigos, as sombras e luzes estão em todo lugar, percorrendo todos os caminhos, famílias e corações. Devemos ter um mente o seguinte pensamento: Tenho um caminho perigoso e difícil a percorrer, portanto, se não estiver preparado e bem acompanhado vou me perder no meio do caminho. Preciso me fortalecer, para isto eu quero estar na presença de Deus a cada dia. 

O Senhor Deus está conosco, e o seu bordão, e o seu cajado nos consolarão a cada dia. Diante das diversas batalhas, a vara (bordão, cetro, cabo) é a arma ou espada a ser utilizada para nos proteger e será utilizada nos combates contra o inimigo. O cajado é o nosso apoio e também nos dará direção no caminho. Vivamos sempre na presença do supremo pastor. 


O Senhor é o meu pastor, assim, nada me faltará. 

Comentários