Adormeço!

Leitura Bíblica: Salmo 4

Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança (Sl 4.8).

É fato conhecido não ser possível ficar sem dormir por vários dias sem afetar a saúde. É durante o sono que o organismo se recupera do desgaste resultante das nossas atividades. Por isso nos sentimos tão mau humorados e fracos fisicamente depois de uma noite de insônia.
Uma noite de sono é algo muito agradável. Como é bom deitar e logo pegar no sono. Acordar só no outro dia e nem ver a noite passar.
A qualidade de nosso sono está relacionada em grande parte com o que fazemos quando estamos acordados. No versículo chave de nossa mensagem, o salmista diz que conseguia adormecer logo porque deitava em paz. Para dormir em paz é preciso já deitar-se em paz. Muitas ações e acontecimentos durante o dia geram angústia e fazem as pessoas perderem o sono de noite. O rei Dario, por exemplo, não conseguiu dormir depois de atirar Daniel na cova dos leões (Dn 6.18). Naquela noite nada comeu e nem aceitou músicas ou qualquer diversão.
Para dormir em paz é preciso andar em caminhos de paz, caminhos que agradam a Deus, e ter olhos abertos para a sabedoria, vivendo em santidade, ou seja, em comunhão com Deus. Fazendo assim, você “seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará; quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo” (Pv 3.23-24).
Antes de dormir precisamos refletir sobre nossas ações e sobre o que aconteceu durante o dia. Devemos consultar o coração e sossegar, colocando tudo diante de Deus, pedindo perdão pelas nossas faltas e proteção contra os nossos inimigos.
Quando colocamos diante de Deus os nossos temores, somos capazes de dormir mesmo sabendo que estamos em um acampamento de guerra com inimigos ao redor. Podemos assim descansar, pois sabemos que durante o sono o Senhor estará nos protegendo.
 
Viva em paz e durma em paz.


Comentários