Sem praticidade

Leitura Bíblica: Tiago 1.26-27

Portanto, ó rei, aceita o meu conselho: Renuncia a teus pecados e à tua maldade, pratica a justiça e tem compaixão dos necessitados. Talvez, então, continues a viver em paz (Dn 4.27).


Tiago nos exorta a sermos praticantes da palavra. É falsa uma religião que é apenas de ritos e doutrinas que não são acompanhados de ação prática. No livro “A velhice”, Cicero conta que um velho ate­niense, entrando no teatro lotado, não encontrou ninguém que lhe cedesse o lugar. Quando, porém, se aproximava da bancada especial, em que se achavam os embaixadores da Lacedemônia, estes se levantaram e deram lugar ao velho, no meio deles. Toda a assembléia, então, se levantou e aplaudiu o gesto desses embaixadores. 

Lendo esta história podemos ver o retrato do que acontece hoje. Vídeos de boas ações têm milhões de visualizações e comentários, mas poucos destes que se dispõem em aplaudir se oferecem para ajudar alguém. Professam uma coisa e fazem outra. “Tiago, homem de mente lógica e de espírito prático, toca, sem subterfúgios, o ponto nevrálgico do problema e aponta o sério risco de se viver uma religião descompro­metida, mística, etérea, teórica, descontextualizada, sem praticidade e sem pertinência histórica. Tiago diz que não basta o ritual bonito, a liturgia pomposa, a exterioridade irretocável. É preciso celebrar a liturgia da vida” (Hernandes Dias Lopes).  

Muitas pessoas acreditam ser religiosos, mas não são. Tiago diz, em nosso texto base, que o crente verdadeiro comprova sua crença através de suas ações. Em resumo, ele diz que o verdadeiro cristão sabe refrear sua língua. Cuida do que fala. Este também se guarda da contaminação do mundo. Está inconformado e não conformado com este século. Também tem compaixão pelos necessitados. Amar o próximo é uma expressão da religião. É colocar realmente sua fé em ação. 

Que possamos seguir o ensinamento de Tiago 1.22, quando ele diz: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos”.


Pratique o que você crê. 

Comentários