Que falta faz o amor

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 13.4-8

Ame o seu próximo como a si mesmo (Mt 22.39b).


A palavra amor está profundamente desgastada. Muitas pessoas relacionam o amor com a emoção. Outros relacionam o amor com um sentimento romântico, uma paixão. Mas o que é amor? O amor ágape é o próprio amor de Deus. É o amor sacrificial, genuíno e puro. É o amor santo, que não busca seus interesses. É o amor que se entrega. É o amor que é de coração, não apenas emoção. 

Viver sem se importar com o amor é tolice, é viver sem qualidade. Quando não damos a atenção devida ao amor nos relacionamentos, não ganhamos nada, só perdemos. 

Que falta faz o amor. Sem amor eu ofendo os outros. Minha voz é como uma lata irritante batendo. Sou barulho, incomodo quem está por perto” (1Co 13.1). Sem amor eu nada sou. Posso ter as qualidades que tiver, os dons que tiver, o sucesso que tiver, sem amor perco valor. “Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei” (1Co 13.2). Sem amor eu nada ganho. Posso dar presente para os conhecidos e não deixar faltar nada de material em casa, mas que proveito tem presente sem presença, sem o verdadeiro amor? “E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres, e ainda que eu entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará” (1Co 13.3).

Amor é atitude, quem ama faz. Amar é olhar para fora, identificando as necessidades e os interesses dos outros. Amor é renúncia, amar também é deixar de fazer. Quando percebemos que as nossas atitudes estão prejudicando ou magoando alguém, o amor nos impele a mudar.

Na vida devemos buscar a maturidade. Amadurece, não aquele que fica velho, mas quem deixa as inimizades próprias de criança e aprende a amar. A verdadeira maturidade é manifesta em uma conduta de amor.


Amar é viver. 

Comentários