Professor semeador

Leitura Bíblica: Mateus 13.3-8

Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas (Ec 11.6).


Ser professor é mais do que ter uma profissão, é desempenhar o ministério de educar, o grande desafio de semear sabedoria. “O educador é uma pessoa cuja alma se alimenta da esperança e tem nos desafios o seu maior estímulo. Um educador nada mais é do que um grande semeador” (Autor desconhecido). 

O professor é motivado por esta esperança. A esperança de estar contribuindo para a formação de centenas de pessoas. Sabe que não pode desistir, seu trabalho deve continuar. Como diz o poema: “Não podes fugir à responsabilidade de semear! Não digas: o solo é áspero, o sol queima, chove frequentemente, a semente não presta! Não é tua missão julgar a terra, o tempo, as coisas, tua missão é semear! Um aperto de mão, um conselho amigo, um pensamento, um gesto, as sementes são abundantes. Um pouco de água! Um sorriso, uma promessa de alento e germinam facilmente. Não semeies, porém, descuidadamente, como alguém que se desincumbe de uma obrigação, ou que cumpre uma simples tarefa! Semeia com amor, com interesse, com atenção. E ao semear não penses: Quanto me darão? Quando será a colheita? Recorda que não semeias para enriquecer, aguardando o ganho multiplicado! Semeias porque não podes viver sem doar-se! Sai, Semeador! Parte! Prepara! Leva contigo tudo o que tens, tudo o que sabes. Aceita o desafio do Semeador que semeia o bem, a verdade, a sabedoria” (Autor desconhecido).

Ensinar é um dom abençoado. A capacidade de transmitir conhecimento não deve ser desprezada. O professor, levando educação aos seus alunos, está preparando-os para a vida. E, através de seu testemunho, tem também a oportunidade de influenciar seus alunos além das matérias que ensina. Já os prepara para serem mais receptivos quando receberem a semente da salvação. Um solo cuidado está mais apto para receber melhores sementes. 


Compartilhe o conhecimento que você recebeu de Deus.


Comentários