Melhor obedecer

Leitura Bíblica: 1 Samuel 15.20-23

A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros (1Sm 15.22b).


Uma menina teve uma experiência interessante. Seu pai era um dos antigos puritanos da Nova Inglaterra, na América do Norte. Ele era sábio e amoroso. A família foi para o Oeste e fixou residência perto de um lago muito belo. Julgou-se imprudente que a criança andasse sozinha à beira do mesmo, por isso eles a proibiram de andar pela vizinhança do lago. Mas a beleza fascinante do lençol d’água era demais sedutora para ela. Assim, passeando pelos limites que lhe foram demarcados, sentiu-se tentada, e deu um belo passeio sozinha à beira do lago. Procurou acalmar a consciência, evitando cuidadosamente o perigo, pois julgou que se dissesse isso a seu pai ele reconheceria ser justo seu ponto de vista. Porém, para agradá-lo, trouxe-lhe a mão cheia de belas conchas. Quando as colocou na mão de seu pai, ele as arremessou tão longe quanto possível e disse-lhe: “Minha filha, obedecer é melhor que o sacrifício”. A lição jamais foi esquecida. Penetrou-lhe a personalidade e conseguiu fazê-la mulher e mãe extraordinária.  

A atitude deste pai parece dura, mas ele precisava ser firme. Se ele não chamasse a atenção da menina, ele estaria premiando a desobediência e concordando com seu pensamento equivocado. 

Em Gênesis 2.16-17 encontramos o primeiro dever que Deus dá a Adão: “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás”. Positivamente ele poderia comer livremente das árvores do jardim, mas, negativamente, não poderia comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Bruce comenta: “A ordem pactual negativa foi um teste de obediência, mas também um teste da con­fiança do homem em Deus. Deus que sabia o que era certo para o homem, melhor que o próprio Adão”. Devemos sempre respeitar a Deus lembrando que fazendo assim, além de obediência, estamos demostrando que confiamos nele.


Quem ama a Deus guarda seus mandamentos. 

Comentários