Falta paciência

Leitura Bíblica: Salmo 37.3-7

A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas (Pv 19.11).


Li um texto atribuído a Arnaldo Jabor sobre a falta de paciência das pessoas hoje em dia. Dizia o seguinte: Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia. Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado... Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais. Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus. A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta. Pergunte para alguém, que você saiba que é ansioso demais onde ele quer chegar? Qual é a finalidade de sua vida? Surpreenda-se com a falta de metas, com o vazio de sua resposta. 

Acredito que a falta de paciência é um reflexo do vazio interior e da falta de propósito na vida. É um disfarce para o medo. Como alguém andando de bicicleta, enquanto está em movimento consegue manter o equilíbrio, mas se parar, pode cair se não tiver onde apoiar o pé. 

Pare um pouco, respire, corra menos. Pergunte a você mesmo: Onde quero chegar? Qual o propósito de minha vida? Preciso realmente correr tanto? Muitos estão doentes devido ao excesso de trabalho. Muitos vivem ansiosos por alimentar tanta raiva. 

Devemos nos acalmar, descansar. “Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal” (Sl 37.7-8). Não se aborreça, tenha paciência, seja com pessoas provocantes ou com problemas complicados de resolver. A impaciência, a raiva e a ira só irão complicar mais as coisas. Sejamos sábios e pacientes. 


O paciente ignora as ofensas.

Comentários