Derrotando a depressão

Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-10


Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? (Mt 6.26)


Todos nós já enfrentamos ou estamos enfrentando algum tipo de depressão. A vida tem muitas alegrias, mas também muitas tristezas. Nossas emoções percorrem diariamente caminhos tão opostos que nem ficamos surpresos. Ora estamos muito felizes e, um segundo depois, desanimados. O problema se agrava quando entramos em um estado de tristeza e ficamos ali trancados, sem força para sair. Um quarto escuro, que aparentemente foi trancado por fora. Depois de tentar sair, parece que o melhor é ficar ali mesmo e desistir. 

Depressão não atinge apenas quem não conhece a Deus. Está errado quem acredita que o cristão não sofre depressão. Encontramos na Bíblia várias pessoas que passaram por graves depressões. Entre eles, Davi (Sl 69.13), Moisés (Nm 11.15), Elias (1Rs 19.4), Jó (Jó 3.11), Jonas (Jn 4.3). 

A depressão tem cura. Quem está enfrentando a depressão deve buscar tratamento e ajuda. Existe o tratamento médico, o tratamento psicológico e o espiritual. O Rev. Abival Pires da Silveira, falando sobre a cura da depressão, disse: O primeiro remédio para a cura é a oração. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6). O segundo remédio para a cura é a ação de graças, a gratidão. Devemos olhar para a vida com os óculos da gratidão. Levante a cabeça e erga aos céus seus tributos de gratidão. O terceiro remédio é vencer o negativismo. A pessoa deprimida é por natureza negativa, para ela nada está bem. Tudo vai de mal a pior. Tudo está perdido e é incapaz de enfrentar o presente e tem medo de lutar pelo futuro”. 

Lembre-se, Deus não quer que nenhum de seus filhos viva de forma infeliz. O amor de Deus por nós é capaz de nos transformar e nos curar até mesmo dos mais difíceis problemas. 


Deus é semente de alegria. 

Comentários