Das trevas para a luz

Leitura Bíblica: Isaías 42.6-8


Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza (Zc 13.1).


Algumas pessoas gostam de viajar a noite. De noite tem menos trânsito, o clima é mais fresco. Tentei algumas vezes criar este hábito, mas achei que os pontos negativos foram maiores e logo desisti. Viajar de noite pode ser perigoso. Animais transitam mais na pista do que de dia. Quase não encontramos postos abertos. E o pior de tudo é a baixa visão. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, com o anoitecer, a percepção do motorista cai 50%. Uma vez estava viajando de noite em uma pista com pouca sinalização. Cheguei próximo de um caminhão e percebi que ele conseguia iluminar grande parte do caminho. Cansado e sem enxergar muito bem, resolvi não ultrapassá-lo. Fiquei por muitos quilômetros seguindo aquele caminhão. Minha viajem foi assim muito mais tranquila. 

Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12). Quando li este versículo logo me veio a mente a história do caminhão que acabei de contar. Muitas vezes, noites escuras se aproximam de nosso caminho. Ficamos sem esperança e sem visão fica difícil continuar. Nessas horas devemos lembrar desta promessa maravilhosa de Jesus que disse: “Quem me segue, nunca andará em trevas”.  

Não existem trevas, mesmo as mais escuras, que Jesus não possa iluminar. “Não há pecado tão enorme que uma gota do sangue remidor não lave completamente, como se o lançasse nas profundezas do mar” (James Hamilton). Quem crê e segue Jesus tem seu caminho iluminado. Jesus transforma nossas trevas em luz. 

Carecemos de Jesus. Não é possível viajar sem farol, nem caminhar neste mundo de trevas sem seguir a Jesus. Não podemos rejeitar o seu convite. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Quem o segue vive na luz e caminha para o encontro com o Pai. 


Jesus, fonte de luz. 


Comentários