Bons conselhos

Leitura Bíblica: 1 Reis 12.4-14

O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos (Pv 12.15).


O que não falta hoje são pessoas para dar sua opinião sobre diversos assuntos. Mas será que sabemos distinguir um bom de um mau conselho? Em nosso texto de hoje vemos Roboão, filho de Salomão, sendo questionado pelo povo. Eles queriam que o novo rei diminuísse o jugo pesado que estavam sofrendo. “Alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos” (1Rs 12.4). Antes de dar uma resposta, Roboão foi consultar os homens mais velhos, que estiveram na presença de Salomão. O conselho destes foi para Roboão aliviar o peso. “Eles lhe disseram: Se, hoje, te tornares servo deste povo, e o servires, e, atendendo, falares boas palavras, eles se farão teus servos para sempre”. Depois disso, ele ainda foi consultar o conselho dos mais jovens. E eles disseram: “Teu pai fez pesado o nosso jugo, mas tu alivia-o de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai” (1Rs 12.10). Roboão preferiu ouvir o conselho dos mais jovens, desprezando o bom conselho dos anciãos. Sua decisão errada lhe custou muito caro. As tribos de Israel se dividiram, dez delas seguiram a Jeroboão. 

É muito importante ouvir conselhos antes de tomar qualquer decisão. “Aquele que se orienta por suas próprias ideias, tem um louco como Mestre” – disse Ben Johnson. Temos nossas próprias ideias, mas nem por isso devemos rejeitar o conselho de outros. Mozzini escreveu: “Bom conselho é sem preço, não há dinheiro que o pague”. 

Um erro muito grave é quando a busca por conselhos é apenas para autenticar a nossa vontade e decisão já tomada no coração. Roboão pediu formalmente conselhos aos anciãos, mas procurou o conselho dos mais jovens para, na realidade, apoiar-se nos seus próprios desejos loucos. O poeta Hood disse: “Tentar aconselhar uma pessoa convencida é tão inútil como assobiar contra o vento forte”. É preciso tomar cuidado com decisões formadas. Elas podem ter sido mal formadas. 


Bons conselhos, bons resultados. 

Comentários