Tristeza melhor

Leitura Bíblica: Eclesiastes 7.3-6

A insensatez alegra quem não tem bom senso, mas o homem de entendimento procede com retidão (Pv 15.21).

Parece muito estranho dizer que a tristeza é melhor do que o riso. Que passar por aflições é motivo de grande alegria. Que bem-aventurado é o que chora. Na verdade, o que o texto quer dizer é que, na maioria das vezes, os benefícios da tristeza são maiores do que o das celebrações de alegria. No momento da maior provação somos fortalecidos. Por trás de um rosto triste existe um coração que pensa. Já nas muitas festas, em meio a risos, nos tornamos tolos. Um riso irreverente e tolo leva insensatez ao coração. Paulo, falando sobre este assunto, disse: “Quando sou fraco, então é que sou forte” (2Co 12.10b).
A soberba desaparece quando estamos chorando, pois a tristeza nos acorda para a luta. A luta perseverante traz integridade e nova alegria. Quando há muita euforia e encantamento, podemos desviar-nos da realidade. Atraídos pelo poder da alegria e suas fantasias, ficamos alheios à verdade. Já quando passamos por dificuldades, temos melhor concentração. Desligamos o piloto automático e passamos a pensar melhor, enxergar melhor e decidir melhor.
Isso não significa que não possamos aproveitar os momentos felizes. Podemos e devemos, mas precisamos manter o coração lúcido. Quando tudo estiver bem, aproveite, fique contente. Em Eclesiastes 3.12, Salomão diz que não há nada melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada. Mas ele alerta que, sem a presença de Deus, isso não tem valor algum. Devemos alegrar-nos tomando cuidado com o porquê dessa alegria. Não é verdadeira a alegria que se realiza oprimindo os outros, a alegria com a tristeza dos outros. Também não devemos confundir alegria com folia. Alegria não é folia. Folia é uma falsa alegria, uma alegria que permanece por um tempo pequeno, provocando depois um grande vazio e tristeza. Não é alegria aquela que depende do que desagrada a Deus.

A falsa alegria leva à decepção, a tristeza fortalece o coração.

Comentários