Propósito e satisfação

Leitura Bíblica: Salmo 27.4-6

Guarda a minha vida e livra-me! Não me deixes decepcionado, pois eu me refugio em ti (Sl 25.20).

O grande problema do sentimento de inferioridade é acreditar que podemos medir nosso fracasso ou sucesso nos comparando com outra pessoa.
Em 1983, Dave Mustaine, um jovem e talentoso guitarrista foi expulso de sua banda da pior forma possível. A banda acabara de assinar um contrato e estava prestes a gravar o primeiro disco, mas dispensou o guitarrista apenas dias antes de começarem a gravação. Depois de questionamentos internos, ele superou a autopiedade e decidiu formar uma nova banda. Passou meses recrutando os melhores instrumentistas. Escreveu dezenas de músicas e ensaiou muito. Fundou a banda de heavy metal Megadeth. Venderam mais de vinte e cinco milhões de discos e fizeram várias turnês mundiais. Ainda hoje, Megadeth é considerada uma das mais brilhantes e influentes bandas da história deste gênero musical. Mas a banda que o expulsou se chamava Metallica, que vendeu mais de cento e oitenta milhões de discos em todo o mundo e que é considerada uma das melhores bandas de rock de todos os tempos. Ainda em 2003, Mustaine admitiu em uma entrevista que ainda se sentia um fracassado. Apesar de tudo que conquistou, em sua mente ele sempre seria o cara que foi expulso do Metallica.
Podemos nos comparar com os outros, o que não podemos é fazer desta comparação uma avaliação pessoal de sucesso ou fracasso. “Dave Mustaine, escolheu se avaliar segundo o padrão - ser mais bem-sucedido ou mais popular que o Metallica. Apesar de todo o dinheiro, fãs e elogios, ele ainda acreditava ter fracassado. Se você deseja mudar sua forma de ver os problemas, precisa mudar seus valores e/ou sua forma de medir fracassos e sucessos” (Mark Manson).
Temos sucesso quando buscamos viver nesta terra de acordo com o propósito de Deus. Não buscamos ser igual ou melhor do que ninguém, mas lutamos para fazer o máximo de nós mesmos conforme a capacitação que Deus nos dá.

Feliz é quem vive com o propósito correto.

Comentários