Levanta e anda

Leitura Bíblica: João 5.1-9

Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande” (Jo 5.8).


Nosso texto base conta a história de um paralítico que é curado por Jesus. Ele já aguardava por 38 anos uma oportunidade de cura. Ficava com outros doentes em Jerusalém num local perto do Portão das Ovelhas. Lá existia um tanque que tinha cinco entradas. Esperavam o movimento da água, porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença. Jesus o viu e perguntou: Você quer ficar curado? Ele, no lugar de dizer apenas sim, quero, respondeu: Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim. Ele ainda não sabia que quem estava próximo dele podia curá-lo instantaneamente. Então Jesus disse: Levante-se, pegue a sua cama e ande! No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. 

Atente para um detalhe. A única esperança que ele tinha para ser curado era conseguir entrar na água primeiro que os outros. Jesus o curou não ajudando ele a entrar na água. Ele nem precisou entrar na água. Jesus apenas disse: Levanta-te. 

Não podemos dizer que ele não era uma pessoa persistente. Já esperava por 38 anos mesmo não acreditando que um dia conseguiria alcançar seu objetivo. Mas persistência não basta. Muitos esperam a solução de algum problema, mas estão procurando sua cura no lugar errado. Esperam em vão. Muitos acreditam saber a solução para os seus problemas, mas a buscam da forma mais difícil, complicada e impossível. Estão desperdiçando tempo sem perceber que podem apenas dizer a Jesus: Sim eu quero ser curado. Confiar em Jesus é o único modo de receber uma bênção duradoura, uma confiança exclusiva em Deus. Não devemos nos sentir impotentes diante dos problemas. O paralítico foi curado, mesmo diante das águas que nunca conseguiria entrar antes dos outros. 


Deus ouve nossas súplicas.

Comentários