Intercedendo por desconhecidos

Leitura Bíblica: Mateus 7.7-12

Estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos (Ef 6.18).

Muitos são os testemunhos do poder da oração. Achei curiosa a história contada por Gary Chapman sobre uma experiência que teve a respeito da necessidade de orarmos não somente pelos mais amigos, mas também por pessoas que não conhecemos. Veja a história: “Enquanto visitava Linda, minha vizinha, percebi que, todas as vezes que ouve sirenes, ela interrompe o que está fazendo e ora pela pessoa ferida, pelos familiares, pelos socorristas e pela equipe do hospital. Um dia, quando meu marido e eu estávamos fora fazendo compras, ouvi uma ambulância ao longe. Pensei no exemplo de Linda e comecei a orar: Pai, esteja com a pessoa ferida e com seus familiares. Atenda às necessidades deles. Proteja-os. Cure-os. Tire-lhes o medo do coração. Pouco depois de chegarmos em casa, o telefone tocou. Era Pauline, mãe do namorado de Libby, nossa filha: Jean, não quero que você se preocupe. Libby está bem, mas... Pauline continuou e disse que nossa filha de 16 anos se ferira num acidente de carro aquela tarde perto do lugar de onde ouvi a ambulância. As pessoas pelas quais eu havia orado eram, de fato, minha própria filha e nossa família”.
Da mesma forma que somos chamados a amar o próximo, somos chamados a orar pelo próximo. Aprendemos na Bíblia que próximo é qualquer pessoa que esteja próxima de nós. Independentemente se a conhecemos ou não. Seguindo este pensamento, devemos orar pelas pessoas necessitadas mesmo se as não conhecemos. Pode ser que nunca venhamos a saber o resultado de nossa oração, mas é certo que a oração sempre terá seu valor. São importantes para quem ora e principalmente para quem recebe a oração.
O texto que lemos fala sobre o grande amor de Deus e fala também a respeito da sua bondade. Afirma que Deus, muito mais do que um pai a seu filho, dará boas coisas aos que lhe pedirem. Se desejamos o bem ao nosso próximo, a melhor forma de ajudá-lo é orando por ele.

Orar é uma grande forma de amar.

Comentários