Excepcionalismo

Leitura Bíblica: Tiago 4.6-10

A honra é herança dos sábios (Pv 3.35).

No filme Em busca da Terra do Nunca, um jovem chamado Peter Davies chama o cão de seu amigo de “apenas um cão”. Seu amigo fica bravo. Como ele pode dizer isso na frente de Porthos, seu cão especial. Neste momento ele afasta-se um pouco do cão, para que ele não pudesse escutar, se aproxima de seu amigo e diz: Porthos sonha em ser urso. Você quer destruir seu sonho dizendo que ele é apenas um cão? Que palavra mais frustrante.
Isso nos revela a falácia tão comum hoje que diz: você pode ser quem você deseja. A vontade é superior à verdade e até à possibilidade. Isso também nos traz à mente outra questão. A ideia de todos nós termos que ser alguém extraordinário. Uma ideia montada em uma grande mentira. A maioria de nós somos pessoas comuns. Mark Manson chama isso de “Tirania do Excepcionalismo”. Esta busca doentia por ser extraordinário tem deprimido as pessoas, tem se tornado um vício. Por isso existe uma grande exposição nas redes sociais tentando passar uma imagem impressionante. Mas esta busca é muito frustrante, pois poucos são os likes. Parece que ninguém se importa com a nossa beleza. Mais frustrante ainda quando o outro tem fotos mais extraordinárias que as nossas, artigos mais interessantes e muito mais sucesso que nós.
Portanto, deve ficar bem claro que não precisamos ser extraordinários. Ser comum não é sinônimo de ser fracassado. “Uma vez que você aceita a premissa de que a vida só vale a pena se for notável e grandiosa, também aceita o fato de que a maior parte da humanidade (incluindo você) é inútil e sem valor. E essa mentalidade pode se tornar danosa bem rápido, tanto para você mesmo quanto para os outros” (Mark Manson).
Como cristãos, não buscamos uma vida de falsidade extraordinária. “Deus remove de nós essas falsidades porque é melhor viver nu na verdade do que vestido na fantasia” (Brennan Manning). Deus nos ama do jeito que nós somos. Sabemos que somos importantes para Deus e isso é extraordinário.

Ser extraordinário é ser como Deus quer.

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.