Se eu soubesse…

Leitura Bíblica: Jó 23.3-7

Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito (1Jo 4.13).

Jó, em um momento de desespero, diz que gostaria de saber onde encontrar Deus. Ele pensava em levar sua causa até ele. Acreditava que poderia convencer a Deus com suas palavras. “Encheria a minha boca de argumentos” (Jó 23.4). Mas quem pode convencer a Deus com argumentos? Eliú diz a Jó sabiamente: “Só gritos vazios Deus não ouvirá, nem atentará para eles o Todo-Poderoso. Jó, ainda que dizes que não o vês, a tua causa está diante dele; por isso, espera nele” (Jó 35.13-14). Enquanto Jó pensa que Deus está fora de alcance, Eliú lhe mostra que Deus, além de estar presente, conhecia sua causa. A solução já estava preparada. Ele só precisava aguardar com confiança.
As palavras de Jó são muito usadas por nós. Tentamos resolver nossos problemas com hipóteses que não ajudam em nada na solução do problema. O Rev. Samuel Barboza escreveu um texto em que ele argumenta que a frase “Se eu soubesse” é uma desculpa para justificar uma situação. Como se estivéssemos enfrentando um problema por falta de oportunidade ou desinformação. Ele disse: “Uma frase que estamos sempre ouvindo ou dizendo é: Se eu soubesse... - Se eu soubesse que aquele primeiro passo me levaria à uma vida de erros e vícios… Mas você não sabia? Não sabia que existem milhares de pessoas que deram o mesmo passo e que hoje são infelizes? Você não sabia porque não observa as coisas ao redor! - Se eu soubesse que minhas palavras iriam ofender tanto meu amigo… Mas você não sabia o poder que têm as palavras? Não sabia que a língua é um pequeno fogo que incendeia um grande bosque?”
Parece que muitos problemas que enfrentamos não foi por falta de informação, mas porque ignoramos os muitos avisos e a própria sabedoria. Tomamos decisões sabendo que não são as melhores. Devemos então pensar antes de decidir. Se nossa decisão foi errada depois não adianta dizer: “Ah… se eu soubesse!”   

Devemos agir com sabedoria.

Comentários