Sacode-nos, Senhor!

Leitura Bíblica: Salmo 93

Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que agito o mar para que suas ondas rujam; Senhor dos Exércitos é o meu nome (Is 51.15).

O Presbítero Solano Portela traduziu uma oração atribuída à Frances Drake (1563-1596) um navegador inglês do século XVI. O texto é o seguinte: “Sacode-nos, Senhor, quando estivermos bem satisfeitos conosco mesmo, quando nossos sonhos se tornarem realidade, porque sonhamos muito pouco. Quando chegarmos em segurança, porque navegamos bem próximo à praia. Sacode-nos Senhor, quando com a abundância de coisas que possuímos perdemos a nossa sede pelas águas da vida; enchendo-nos de amor pela vida, cessamos de sonhar com a eternidade. E em nossos esforços para construir uma nova Terra, deixamos que a nossa visão de novos Céus, viesse a fenecer. Sacode-nos, Senhor, para que ousemos com mais coragem a nos aventurar em mares mais extensos. Onde as tormentas revelarão a tua soberania. Onde a perda da visão da terra firme nos levem a fitar as estrelas. Te pedimos que afastes os horizontes de nossas esperanças; e que venhas a nos impelir ao futuro, em fortaleza, coragem, esperança e amor. AMÉM”.
Esta não é uma oração fácil de se fazer. Geralmente nossa oração é totalmente oposta a isto. Pedimos estabilidade, pedimos por águas calmas, queremos tranquilidade, pouco movimento. E não é errado orar assim. Mas, nem sempre, o melhor para nós é o sossego. Quando está tudo calmo demais, parado demais, podemos nos acomodar e corremos o perigo de distraídos ficarmos. Por isso, devemos orar para que sempre estejamos preparados. Pois a vida nos apresenta momentos de calmaria, mas também de tempestade. Seja para o sacudir das ondas ou águas calmas e tranquilas, em todo tempo nosso amor e temor a Deus sejam mantidos, nossa fé ativa. É certo que em todo tempo podemos descansar em paz. Pois nem mesmo a mais alta tempestade pode desafiar o poder de Deus. “Tu dominas o revolto mar; quando se agigantam as suas ondas, tu as acalmas” (Sl 89.9).

Cuida de nós, Senhor!

Comentários