Ninguém é substituível

Leitura Bíblica: Salmo 111.2-9

Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas (Gn 1.16).

A frase “Ninguém é insubstituível” é, às vezes, usada erradamente para ameaçar alguém. Um patrão pode dizer isso de forma maldosa a seu funcionário. Foi o que o diretor de uma multinacional fez falando com sua equipe. Conta-se que ele agitava as mãos, mostrando gráficos e, olhando nos olhos de cada um, ameaçando: “Ninguém é insubstituível!” Então, um dos funcionários perguntou: quem substituiu Beethoven? Ayrton Senna? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Albert Einstein? Picasso? O rapaz fez uma pausa e continuou: Não estaria na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, em focar nos seus pontos fortes? Se um gerente ainda está focado em olhar as fraquezas de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de técnico de futebol, que barraria o Garrincha por ter as pernas tortas, ou Albert Einstein por ter notas baixas na escola, ou Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos. Conclusão: Nunca esqueça - cada um de nós é um talento único. Ninguém é substituível.
Entendo que realmente devemos valorizar cada pessoa. Deus chama pessoas diferentes e únicas para o seu ministério. O problema é que às vezes ficamos comparando, como se o importante é dizer quem é melhor do que o outro, quando na verdade precisamos entender que cada um tem a sua importância. A nossa importância está em cumprir a tarefa que nos foi dada. Somos, neste caso, realmente insubstituíveis. Moisés tinha um trabalho a fazer, Paulo outro. Não podemos substituir Paulo por Moisés, nem vice e versa. Paulo foi o que ele deveria ser, fez o que tinha que fazer. Da mesma forma, Moisés. Deus, de forma sobrenatural, criou todas as coisas e pessoas para um determinado fim. Todos fazem parte de um propósito maior, a glória de Deus.

Somos um presente único de Deus.

Comentários