Idolatria do prazer

Leitura Bíblica: 2 Pedro 2.13-16

O tolo encontra prazer na má conduta, mas o homem cheio de entendimento deleita-se na sabedoria (Pv 10.23).

A vida tem um ingrediente maravilhoso chamado prazer. Como filhos de Deus não somos impedidos de continuar sentindo os diversos prazeres da vida. O problema está no excesso de prazer, no viver para o prazer e em idolatrar o prazer. Mark Manson disse: “Prazer é ótimo, mas é também um péssimo valor no qual basear sua vida. Pergunte a qualquer viciado em drogas aonde sua busca por prazer o levou. Pergunte ao adúltero que viu sua família se desintegrar e que afastou os filhos se o prazer o deixou feliz. Pergunte a alguém que ficou à beira da morte por causa da gula excessiva se o prazer o ajudou a resolver seus problemas”.
Muitas pessoas estão cegas. Elas acreditam que o termômetro da vida é o sentimento. Quando mais prazer, melhor a vida. Vivem na idolatria do prazer. As indústrias já perceberam isso e vivem fabricando coisas para potencializar o prazer. Somos expostos a todo tipo de propaganda que nos oferecem tudo, de forma imediata, facilitada, para nos fazer sentir mais prazer. “O prazer é um falso deus. Pesquisas mostram que concentrar energia em prazeres superficiais leva à ansiedade, instabilidade emocional e tristeza extrema. O prazer é o meio mais superficial de se obter satisfação; por consequência, essa satisfação é a mais fácil de obter, mas também a mais fácil de perder” (Mark Manson).
Fuja, fuja da idolatria, não fixe seus olhos na ilusão do mundo do muito prazer. Não viva na embriaguês, na distração. “O prazer não é causa para a felicidade: é efeito dela. Se você acertar no restante (outros valores e parâmetros), o prazer virá naturalmente, como consequência” (Mark Manson).
Nosso maior prazer deve ser temer, amar e servir a Deus. Fora de Deus todo prazer é uma mentira, uma armadilha. “É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação” (Is 61.10a).

Em Deus encontramos real prazer.

Comentários