Acalme-se…

Leitura Bíblica: Marcos 4.35-41

Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança (Sl 4.8).

Nosso texto base é uma passagem muito conhecida da Bíblia. Conta que numa tarde Jesus subiu em um barco com seus discípulos, quando, de repente, começou a soprar um vento muito forte, ondas arrebentavam com muita força em cima do barco que estava ficando cheio de água. Enquanto isso acontecia, Jesus estava dormindo tranquilamente. Desesperados, os discípulos o acordaram dizendo: “Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?” Então ele se levantou, e repreendeu o vento e disse ao lago: “Silêncio! Fique quieto!” O vento parou, e tudo ficou calmo. Rev. Antonio Coine, no livro Gotas de Orvalho, disse a respeito desta passagem bíblica: “Às vezes chegamos a um ponto no qual percebemos que é o limite suportável e não vemos nenhuma perspectiva de salvação. Parece e até pensamos que o Senhor nos abandonou pois as emoções se anuviam de maneira descontrolada e a confiança se vê arrefecida. No entanto, o Senhor se levanta e ordena ao mar tempestuoso e desorganizado e ao vento brutal e descontrolado das nossas emoções frente a tantos problemas a se acalmarem e a emudecerem. Logo chega a trégua de tanta agitação e sofrimento e as águas tranquilas da bonança de Cristo levam o nosso barco para o porto seguro da fé”.
Por falta de confiança em Deus passamos muitos medos desnecessários. Jesus disse aos seus discípulos: “Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?” Nosso medo é fruto da falta de fé. Precisamos descansar no Senhor. Podemos viver em paz e alegria em todo o tempo. E mesmo diante das tempestades, descansar no fato de que Deus tem poder sobre as tempestades. Até o vento e o mar lhe obedecem. Deus governa sobre todas as coisas. Jesus não nos abandona, ele está conosco no barco. Isso não impede que existam ondas e tempestades na viagem. Mas quando o barco se agitar podemos contar com a sua ajuda e direção.

Na presença de Deus temos segurança.

Comentários