Não por força

Leitura Bíblica: Salmo 44.1-3
 
Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos (Zc 4.6).

Em nosso texto de referência vemos Zacarias comunicando a seguinte mensagem de Deus a Zorobabel: “Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Sou eu, o SENHOR Todo-Poderoso, quem está falando” (Zc 4.6 NTLH). Este versículo nos ensina uma grande verdade. Não podemos basear nossa vida em nossos recursos e força, mas no agir poderoso de Deus. Nossa força é inconstante, o poder de Deus é imutável e ilimitado.
Em uma mensagem do Cada Dia encontrei 4 exemplos disto: A conquista de Jericó, a história de Gideão, Elias e o fogo no altar e a pesca de Jesus com os discípulos. O texto dizia: “Vemos isto na conquista de Jericó. Não foram as forças armadas de Israel que fizeram com que as muralhas caíssem. O Senhor foi quem entregou a cidade em suas mãos quando os sacerdotes tocaram as trombetas sete vezes. Se dependesse de um grande exército, Gideão jamais teria derrotado os midianitas, porque seu exército havia sido reduzido a trezentos homens. Além disso, suas armas incomuns consistiam em jarros de barro com tochas em seu interior. Esta vitória só pode lhes ter sido dada pelo Senhor. Elias eliminou intencionalmente qualquer possibilidade de que a força ou a habilidade humana acendesse o fogo do altar ao derramar doze barris de água sobre ele. Quando fogo desceu do céu, não havia dúvidas quanto à sua origem divina. Apenas com a engenhosidade humana, os discípulos pescaram a noite toda e não pegaram nada. Isto deu ao Senhor a oportunidade de mostrar-lhes que precisavam buscá-lo para poderem servir de forma verdadeiramente eficaz”.
Devemos viver em uma atitude de humildade, sabendo que tudo depende da direção de Deus. Ao mesmo tempo devemos viver com intrepidez e ousadia, acreditando que tudo podemos fazer na companhia do Senhor que nos fortalece.

Nossa vitória vem da fé na Palavra de Deus.

Comentários