Liberte-se dos pepinos

Leitura Bíblica: Provérbios 2.20-22

Inclina os teus ouvidos para mim, vem livrar-me depressa! Sê minha rocha de refúgio, uma fortaleza poderosa para me salvar (Sl 31.2).

Quando eu era um pequeno menino, comentou um homem já idoso, ganhei de presente um pepino colocado dentro de uma garrafa. O pescoço da garrafa era pequeno e o pepino bem grande. Tentei imaginar como ele havia entrado ali. Um dia, passeando pela horta, pude observar uma garrafa deslizando sobre um pequeno pepino verde e pude compreender o que havia acontecido. O pepino cresceu dentro da garrafa. H. Sayles comenta dizendo: “Frequentemente vejo pessoas querendo se livrar de hábitos que tanto mal lhes causam, mas não conseguem porque parecem mais fortes do que eles. Penso que esses hábitos cresceram dentro deles desde que eram ainda bem pequenos e, agora, não conseguem mais escapar. Eles são como o pepino”.
Como isso é verdade. Depois de alimentarmos algo que não é bom por muito tempo, às vezes muitos anos, fica difícil livrar-se disso rapidamente. Até parece impossível. “Muitas pessoas confessam que são teimosas, que têm um gênio explosivo, que são mentirosas, invejosas e até que têm prazer em provocar intrigas e contendas. Sabem que são atitudes nocivas ao meio em que vivem e até para si mesmas, mas concluem que não são capazes de se libertar de tais práticas” (Paulo Barboza).
Duas coisas são importantes sobre isso. Primeiro devemos tomar cuidado para não dar espaço para estes pequenos pepinos. Não podemos criar filhotes de cobra porque um dia elas irão crescer e nos picar. Precisamos fechar as portas para o mal. Segundo, nunca devemos perder as esperanças no poder de Deus para efetuar mudanças. Por maior que seja o pepino, independente do que estejamos passando, podemos nos livrar. Deus pode nos ajudar, nos transformar e nos dar uma nova oportunidade de recomeçar. Busque a ajuda de Deus. Clame ao Senhor, busque refúgio nele. Deus pode realizar obras que para nós são impossíveis.

Alimente os bons hábitos.

Comentários