Dizendo sim e não

Leitura Bíblica: 2 Samuel 9.7-8
 
Agora, se quiserem mostrar fidelidade e bondade a meu senhor, digam-me; e, se não quiserem, digam-me também, para que eu decida o que fazer (Gn 24.49).

A apresentadora Oprah disse certa vez: “Estava tão ocupada tentando dar tudo o que as pessoas exigiam de mim que perdi o contato com aquilo que eu tinha um desejo genuíno de dar. Havia sido consumida pelo desejo de agradar e muitas vezes a palavra sim saia da minha boca sem que eu me desse conta”.
Muitos se acostumam em fazer as coisas apenas porque querem agradar os outros. Não conseguem dizer não, com medo de ofender alguém. Passam a ajudar os outros, não porque eles precisam, mas porque não querem que ninguém pense que são uma má pessoa. A sua ação passa a ter uma segunda intenção. Acabam com isso deixando de fazer o que realmente deviam fazer, deixando até de ajudar quem realmente precisa. Se sobrecarregam fazendo tantas coisas que demandam uma energia maior do que deveriam. Isto pode gerar um grande mal.
Deve ficar claro que devemos nos esforçar para fazer o bem a todos. João chega a dizer que Cristo deu a vida por nós e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos (1Jo 3.16).  Romanos 12.10 diz: “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios”. É uma bênção poder ser usado por Deus para ajudar alguém, levar alívio ao que sofre. Mas isso não quer dizer que somos obrigados a dizer sim para todas as pessoas. Isso nem é possível. Não é só porque alguém pediu algo que você é obrigado a fazer. Deveríamos nos preocupar mais com o que Deus nos ordena. Infelizmente parece que é mais fácil dizer não para a vontade de Deus do que para um pedido de um amigo. 
Podemos dizer não para as pessoas, mas não devemos fazer isso de forma grosseira. Também não devemos usar desculpas mentirosas. Tente encontrar uma forma elegante de dizer não. Fique em paz e não sofrendo por ter respondido negativamente. Seja sincero e siga pelo melhor caminho.

Saiba dizer e ouvir sim e não.

Comentários

  1. Maravilhosa mensagem e de grande valia para mim preciso aprender dizer não. E sofrer menos pelos outros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é importante.