Vencedor e perdedor

Leitura Bíblica: 2Tessalonicenses 3.10-13

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos (Gl 6.9).

Vemos dois tipos de pessoas todos os dias. Uns que tomam as melhores decisões e vivem bem, outros que insistem em agir por caminhos perigosos e sofrem consequências por isso. Um texto de autor desconhecido classifica algumas atitudes destes dois tipos de pessoas. Chamando-as de vencedores e perdedores, ele diz:
Quando um vencedor comete um erro, diz: - Eu errei. Quando um perdedor comete um erro, diz: - Não foi minha culpa. Um vencedor trabalha duro e tem mais tempo. Um perdedor está sempre “muito ocupado” para fazer o que é necessário. Um vencedor enfrenta e supera o problema. Um perdedor dá voltas e nunca consegue resolvê-lo. Um vencedor se compromete. Um perdedor faz promessas. Um vencedor diz: - Eu sou bom, porém não tão bom como gostaria de ser. Um perdedor diz: - Eu não sou tão ruim como tantos outros. Um vencedor escuta, compreende e responde. Um perdedor somente espera uma oportunidade para falar. Um vencedor respeita aqueles que são superiores a ele e trata de aprender algo com eles. Um perdedor resiste àqueles que são superiores a ele e trata de encontrar defeitos. Um vencedor se sente responsável por algo mais do que somente o seu trabalho. Um perdedor não colabora e sempre diz: - Eu somente faço o meu trabalho. Um vencedor diz: - Deve haver uma melhor forma de fazer o meu trabalho. Um perdedor diz: - Esta é a maneira que sempre fizemos. Um perdedor guarda a vitória para si mesmo porque não tem tempo ou amigos para compartilhar. Um vencedor sempre compartilha suas vitórias com os seus amigos.
Interessante é que muitas vezes o perdedor é chamado de vencedor. Suas atitudes até parecem corretas. Que possamos discernir sempre com sabedoria qual o melhor caminho a seguir, sempre seguindo o exemplo dos verdadeiros vencedores. Sempre buscando fazer o melhor e não somente ser razoável. Persistindo sempre sem desanimar.

A orientação de Deus nos faz vencedores.

Comentários