Posso mudar

Leitura Bíblica: Romanos 12.3-8

Transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).

Uma mentira que muitas vezes dizemos para nós mesmos é que não conseguimos mudar. Nascemos de um jeito e vamos morrer assim. Dizemos: “É meu temperamento”. É certo que temos algumas características que nascemos com elas e vamos morrer com elas. Mas também é certo que ao longo da vida passamos por diversas transformações. Alguns mudam para pior, mas muitos conseguem enormes progressos.
Heráclito disse: “Ninguém pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez já não será o mesmo rio, uma vez que aquela água já se foi, é outra…” Li um texto de autor desconhecido que comentava esta frase dizendo: “Você poderá entrar no mesmo rio diversas vezes. Mas você nunca será o mesmo a cada vez que nele entrar. Assim como a água de um rio que passa por uma pequena região, numa pequena cidade, ao longo de diversas gerações, somos nós. A cada dia temos novas experiências acerca de nós mesmos e estas experiências fazem com que sejamos diferentes, momento a momento. As pessoas creem que não mudam. Que como pedra são estáticas, sólidas, impenetráveis. Mas somos água corrente”.
Mudanças acontecem todo o tempo. Elas acontecem interna e externamente. É importante estarmos abertos para o chamado e propósito de Deus para nossa vida. Deus quer o melhor para seus filhos. Nada pode impedir o seu agir. Temos que acreditar que as mudanças acontecem quando seguimos no caminho de Deus. Não basta querer e ser determinado. Isso é importante, mas não é tudo. O poder para as mudanças não está na força pessoal e sim na força que Deus nos dá. Muitas pessoas lutam e acreditam em mudança, em superação, mas nada conseguem porque o foco está no acreditar em si mesmo como fonte para a realização das mudanças. Portanto, não desanimemos, com fé em Deus estejamos preparados para as melhores mudanças.

Não nos conformemos!

Comentários