A preguiça

Leitura Bíblica: Provérbios 6.6-11

O apetite do trabalhador o obriga a trabalhar; a sua fome o impulsiona (Pv 16.26).
Temos muitas atividades, muitas obrigações. Não é bom dar lugar à preguiça, à acomodação, temos que nos mover e trabalhar. O tempo deve ser ocupado sábia e ativamente. O bom uso do tempo nos fará bem sucedidos em todas as áreas, espiritual e profissionalmente. Salomão diz que o preguiçoso deve aprender com a formiga. Realmente, a formiga é um bom exemplo de um verdadeiro trabalhador. Elas são sábias. Mesmo sem chefe, nem supervisor ou governantes, procuram agir e sabem o que fazer. Elas são organizadas. A formiga trabalha aos bandos, há uma organização dividida por tarefas entre esses bichinhos. Elas são previdentes. Elas trabalham sem parar durante o verão, para depois comer o que conseguiram, no inverno. Não correm atrás do prejuízo. Trabalham antecipadamente ao prejuízo. Elas buscam superação. Uma formiga pode transportar uma carga superior ao seu próprio peso. Não desanimam diante de grandes desafios.
Salomão diz que quem se deixa levar pela preguiça terá a pobreza como um ladrão visitante. O trabalho traz recompensa, a preguiça prejuízo. Sabemos que outros fatores podem trazer problemas econômicos, mas muitas vezes a preguiça é seu causador.
A preguiça também é um perigo em outras áreas. Não devemos simpatizar com ela. Pela preguiça podemos deixar de cuidar de nossa responsabilidade espiritual. A preguiça pode nos deixar pobres espiritualmente. Não seja acomodado, trabalhe arduamente, mas lembre-se sempre, se o Senhor não edificar a sua vida tudo que você fizer será inútil.
Fugir da preguiça pode ser difícil e trabalhoso, mas é importante persistir, agir sem desanimar, desistir. Como disse Jim Rohn: “Se você realmente quer fazer alguma coisa, você encontrará um modo. Se você não quer, você encontrará uma desculpa”. Busque a Deus, tenha nele motivação para viver e trabalhar. Para quem ama o que faz o trabalho não dá trabalho.

Vença a preguiça.

Comentários