Verdadeira religião

Leitura Bíblica: Gálatas 6.14-17


O Senhor diz: Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens (Is 29.13).


Paulo escreve aos gálatas exortando-os a permanecerem firmes no evangelho que aprenderam. Os judaizastes estavam influenciando os gálatas negativamente. Queriam acrescentar ao evangelho da graça méritos humanos. Chegando ao fim de sua epístola, Paulo afirma que a única coisa que importava era “ser nova criatura”. Não adiantava guardar algumas regras e praticar alguns rituais se não vivessem pela graça de Jesus. Não deviam acrescentar nada ao evangelho como necessário para a salvação. “A salvação é pela livre graça de Deus, recebida por meio da fé na justiça de Cristo, à parte de quaisquer obras da lei” (Bíblia Herança Reformada). 

Paulo confronta os judaizastes dizendo que o propósito deles em acrescentar outras coisas ao evangelho era querer ostentar sua religiosidade. John Stott disse: “O cristianismo não é fundamentalmente uma religião de cerimônias externas, mas algo interior e espiritual, algo do coração. Os judaizantes, porém, concentravam-se em alguma coisa exterior, isto é, na circuncisão. E por que faziam isso? Paulo é muito franco: ‘eles querem ostentar-se na carne’  ou  segundo  a  BLH, querem se mostrar e se elogiar” (Gl 6.12). 

A lição que fica para cada um de nós aqui é que devemos dar mais valor ao coração, ao interior. No lugar de ficarmos orgulhosos com grandes eventos, apresentações, palestras inteligentes, devemos valorizar nossa comunhão com Deus, valorizar nossa sinceridade ao participarmos destas reuniões. Os mais belos templos e apresentações são coisas de pouca importância comparados a nossa fé. Não faz diferença, o tamanho do templo, a grande capacidade do cantor ou pregador, o que importa é como está o nosso interior, o importante é sermos uma nova pessoa. Devemos tomar cuidado com o que valorizamos. 


A verdadeira religião começa no coração. 

Comentários